STAB
Sociedade dos Técnicos Alcooleiros e Açúcareiros do Brasil
A STAB é uma pessoa jurídica de direito privado, com natureza e fins civis de intuito não lucrativo, tendo como objetivo principal o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil e do exterior. Oitenta e dois técnicos iniciaram seu movimento de fundação em 18 de julho de 1963. Hoje a STAB é sem dúvida o sustentáculo dos técnicos brasileiros que atuam no setor sucroalcooleiro. Em sua dinâmica de trabalho, a STAB promove encontros entre os técnicos, através de cursos, seminários, simpósios, workshops e congressos. Esses eventos permitem uma ampla e profunda discussão sobre os problemas e soluções inerentes à participação da agroindústria da cana-de-açúcar no contexto técnico, econômico e social do país.
Sua História Em 1963, um grupo técnicos do setor sucroalcooleiro, fundou a STAB com o objetivo básico, já naquela época, de propiciar o intercâmbio científico e cultural entre as várias regiões produtoras de cana-de-açúcar, álcool e derivados, não só no Brasil, como no exterior, sempre primando pela conquista e aprimoramento de novas técnicas e procedimentos colocados em prática desde o campo até a fábrica. |
Depois de 57 anos de existência, seus objetivos permanecem mais vivos do que nunca. A visão dos fundadores permanece como uma realidade inalterável e continua até hoje dando seus frutos para que os atuais e futuros profissionais do setor adquiram o conhecimento necessário para oferecer à nação uma contribuição sempre mais efetiva no ordenamento da produção açucareira e alcooleira no país e no mundo.
Entre as conquistas mais recentes está a criação do Núcleo de Convenções da STAB Regional Sul, uma iniciativa que vem de encontro com as necessidades do setor no que se refere à convivência, troca de experiências e reciclagem de conhecimentos nas diferentes áreas de atuação dos seus associados.
Auditório Hélio Morganti (capacidade para 100 pessoas) |
Sala de reunião (capacidade para 16 pessoas) |
STAB 50 anos
Uma Jornada de Sucesso
Fundada há 50 anos, a STAB - Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, é hoje um forte instrumento de apoio à disseminação de tecnologia e ao desenvolvimento da agroindústria da cana de açúcar. Do pequeno grupo que iniciou o movimento de criação da entidade, hoje ultrapassa a casa dos 3.000 associados que filiados num mesmo ideal vem dando uma valorosa colaboração ao setor sucroenergético do Brasil.
A STAB é uma entidade sem fins lucrativos tendo como objetivo principal o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana, açúcar, álcool, energia e subprodutos do Brasil e do exterior, sempre focando a transferência e conquista de novas tecnologias e procedimentos colocados em prática desde o campo até a fábrica. Dividida em 04 regionais, Sul, Centro, Leste e Setentrional, mais de 3.000 sócios traçam um perfil completo que atinge além de todas as áreas da agroindústria canavieira, os fornecedores e produtores de equipamentos, serviços e insumos.
As comemorações do jubileu de ouro se deu com a realização do XXVIII Congresso da ISSCT, realizado em junho em São Paulo e em outubro durante o Workshop de Cana Crua que ocorreu no dia 02 de outubro, no Anfiteatro do Departamento de do Departamento de Agroindústria Alimentos e Nutrição (LAN), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), onde a STAB comemorou a data reconhecendo que são as pessoas e suas histórias que fazem e continuarão fazendo o sucesso da associação.
A totalidade dos associados, traça um perfil dos mais completos, atingindo além de toda a cadeia produtiva da cana, açúcar, álcool e subprodutos, as empresas fornecedoras de bens e consumo.
Essa é a missão da STAB, promover eventos entre pesquisadores, técnicos e profissionais que permitam uma ampla e profunda discussão dos problemas, soluções e inovações inerentes ao desenvolvimento tecnológico, econômico e social do setor sucroenergético brasileiro.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Visando uma maior dinamicidade, a STAB é dividida em quatro regionais, sendo que uma delas acumula a condição de sede nacional.
Diretorias
Nacional e Regional Sul
Presidente: José Paulo Stupiello - Secretário/Tesoureiro: Raffaella Rossetto - Conselheiros: Ericson
Ap. Marino; Fernando A. da C. Figueiredo Vicente; Florenal Zarpelon; Hermann Paulo Hoffmann; José Antonio
de Souza Rossato Jr.; Márcia Justino Rossini Mutton e Tércio Marques Dalla Vecchia.
Regional Centro
Presidente: Nelson Élio Zanotti - Secretário/Tesoureiro: Luiz Cláudio Inácio da Silveira -
Conselheiros: Antonio José Barros de Lima; Antonio Marcos Iaia; José de Sousa Mota; José Emilio Teles de
Barcelos; Luiz Antonio de Bastos Andrade; Marcelo Paes Fernandes e Renato Ferreira da Rosa.
Regional Leste
Presidente: Cândido Carnaúba Mota - Secretário/Tesoureiro: Celso Silva Caldas - Conselheiros: Antonio José
Rosário de Sousa, Iedo Teodoro, Luiz Magno Epaminondas Tenório de Brito, Pedro José Pontes Carnaúba,
Ricardo José Feitosa de Melo, Rogerio Gondim da Rosa Oiticica e Walter Luiz de Noronha Pimentel.
Regional Setentrional
Presidente: Djalma Euzébio Simões Neto - Secretário/Tesoureiro: Tiago Delfino de Carvalho Filho -
Conselheiros: Arlindo Nunes da Silva Filho; Francisco César Martins Cândido; Hideraldo Fernandes de
Oliveira Borba; Hugo Amorim Rodrigues; Jair Furtado Soares de Meireles Neto; Marlene de Fatima Oliveira e
Willams Jose de Oliveira.